Skip to main content
menu

Landless Voices II

Vozes Sem Terra II: gênero e educação

 

Este banco de dados disponibiliza recursos didáticos no âmbito da diversidade de gênero e da divisão sexual do trabalho para uso por professores e estudantes das escolas secundárias das áreas de Reforma Agrária do Brasil e, mais especificamente, do Paraná.

 

Ele permite ao sistema educacional do campo introduzir questões de gênero no currículo e confrontar o preconceito, a discriminação e a violência de gênero, em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013).  Ele permite também a atualização dos materiais didáticos em vista da legalização do casamento homossexual no país em 2013. Ele preenche lacunas  importantes, pois as  Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná (2006), em si um grande avanço, não contemplaram questões de gênero.

 

Vozes Sem Terra II: Gênero e Educação decorre do Projeto Integrado Internacional entre o Queen Mary University of London (QMUL) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gender and Education in Rural Areas in Brazil, patrocinado pelo Newton Fund e a British Academy, no período de setembro de 2015 a setembro de 2017.

 

O projeto, uma iniciativa pioneira das pesquisadoras Else R. P. Vieira (professora catedrática de Estudos Brasileiros e Latino-Americanos Comparados do QMUL) e Sônia Fátima Schwendler (professora associada do Setor de Educação da UFPR), leva as pesquisas acadêmicas por elas realizadas, no QMUL, em Estudos Culturais e de Gênero no contexto rural, às áreas de Reforma Agrária do Brasil. A transferência de conhecimentos visa beneficiar  o segmento social dos assentamentos rurais e contribuir para a formação de professores da rede secundária. O projeto consolida também o estatuto de referência da UFPR na produção de novos conhecimentos e enfoques pedagógicos para a Educação do Campo.

 

Os recursos do Banco de Dados resultam de várias oficinas, coordenadas pelas Profas. Else R. P. Vieira e Sônia F. Schwendler, nos Colégios Estadual do Campo Iraci Salete Strosak e Contestadoem assentamentos de Reforma Agrária do Paraná, em 2015 e 2016. Eles foram criados pelos próprios estudantes, em consonância com a visão de Paulo Freire do educando como coprodutor de conhecimentos.

 

 

Equipe de pesquisadores:

 

Else R. P. Vieira e Sonia F. Schwendler (Pesquisadoras Principais e Coordenadoras do Projeto). 

 

Ana Caroline Mayrhofer, Catarina Rielli Vieira, Douglas Guerra Trevisan, Jéssica Lorena Mainardes da Silva, Karyn Elizabeth Osternack Betiatto, Luciane Olegario da Silva, Mariana Ribeiro do Amaral, Maria Regina Monssão, Nicolle Cloe Nassur, Regina Amelia Santini de Oliveira, Sabrina Karen Freschi, William Barbosa  (Monitores/as de Educação).

 

 

                                                                   

                                                                                  

 

 

Translate to: Portuguese
Return to top