Skip to main content
menu

Landless Voices II

O direito a existir

 

Formação acerca da diversidade de gênero parece coisa imprescindível para discutir em qualquer lugar. Precisamos inicialmente nos despir dos preconceitos arraigados, estes preconceitos que foram construídos historicamente por diversos dizeres propagados na sociedade. Do contrário, estaremos indo para níveis desastrosos de violência física e moral. Violência direcionada ao grupo LGBT é corrente em nossa sociedade.

As condições de existência dessa violência estão centradas na realidade política e religiosa de nosso país, tendo em vista que a bancada de deputados federais é composta em grande parte por evangélicos. Pelos dados do IBGE, o número de deputados cresceu juntamente com o número de fiéis. Esse número foi estimado em 61% na última década (2000-2010). Dessa forma, esses deputados deliberam a favor dos preceitos religiosos e do conservadorismo.

A vivência das pessoas LGBT há muito tempo foi silenciada oficialmente, a exemplo dos seres hermafroditas que foram queimados nas fogueiras na Idade Média. Entretanto, em meio a muitas lutas, muitos direitos foram conquistados – entre eles, o direito ao casamento homosexual.

Assim notamos que o caminho para o reconhecimento e respeito ainda é longo. Dentre as outras formas de alcançar esse respeito por que tanto lutamos, destacamos a necessidade de dialogar sobre o assunto, por entendermos que a causa essencial desse preconceito é a ignorância.

 

Texto elaborado pelos(as) educadores(as) das escolas do campo.

Seminário: 24 a 26 de novembro de 2016.

© Vozes Sem Terra II

 

Return to top